As nossas plainas foram originalmente concebidas para o trabalho da madeira verde, já que o seu sistema de arrasto, a potência dos motores e o fixe em fundição (1) garantem que qualquer tipo de madeira (resinoso, húmido) pode ser trabalhado em 1,2,3 ou 4 faces.
Como estas máquinas podem ser equipadas com ferramentas para moldurar nas tupias verticais e lâminas estriadas para perfilar na árvore superior (3), podem aplainar e moldurar numa só passagem, o que faz das nossas plainas a máquina ideal para trabalhar vigas de madeira.
Apesar de poderem trabalhar grandes secções de madeira, as nossas plainas também estão aptas a trabalhar madeira de secção reduzida, peças tão pequenas como 12 x 80 mm. A capacidade de trabalho máxima das nossas plainas vai até 700 mm de largura e 350 de altura, o que podemos considerar como ampla para a maior parte das necessidades dos nossos clientes.
Uma palavra sobre o sistema de arrasto das nossas plainas. Todas elas são equipadas com o sistema patenteado SAS (Sistema de Arrasto Sincronizado). Este sistema permite manter uma quantidade uniforme de marcas de corte e evita o esforço entre a mesa e a árvore superior, qualquer que seja a dureza da madeira. Nas plainas MIDA, seja qual for o modelo, não existem rolos loucos, ou seja, sem serem motorizados.